Main menu

Um susto pode provocar um aborto espontâneo?

27 jan 2014

É comum ouvir casos de abortos espontâneos relacionados a sustos.

Porém, não existem pesquisas que relacionem o aborto espontâneo com o susto. Nem mesmo sobre como a frustração da vida moderna como brigas no trabalho e estresse cotidiano podem causar a perda de um bebê.

Sustos comuns como um barulho inesperado podem acelerar o coração da futura mamãe, mas nada indica que isso possa causar um aborto espontâneo ou prejudicar o bebê.

É certo que situações extremas de estresse crônico podem fazer com que a grávida perca seu bebê. Estamos falando de uma situação permanente e extrema de tensão, isso compromete a saúde física e emocional da gestante.

Situações como o divórcio durante a gravidez ou a perda de um familiar podem não ocasionar um aborto, mas podem prejudicar o desenvolvimento normal do feto.

susto-aborto-espontaneo

A maior parte dos abortos espontâneos tendem a ocorrer no primeiro trimestre de gestação e tudo indica que o fator está relacionando às anormalidades cromossômicas no óvulo fertilizado. Ou seja: esse óvulo já apresentava problemas que não o deixaria se desenvolver normalmente, independente do cenário externo.

Foi comprovado mediante pesquisas que o estresse excessivo também pode levar a partos prematuros, além de afetar o peso do bebê e enfermidades como alergias e asma.

Não há comprovação sobre maior chance de aborto espontâneo de acordo com a idade paterna.

Lembre-se, esse período é único em sua vida, por isso desfrute da melhor maneira e mais: com tranquilidade!

Fontes de consulta:

http://drauziovarella.com.br/mulher-2/abortos-espontaneos-2/

http://bebe.abril.com.br/materia/aborto-espontaneo-por-que-acontece

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>