Main menu

O que aprendemos nos cursos pré-natais?

21 nov 2013

Muitos pais de primeira viagem decidem fazer um pequeno curso pré-natal. Os cursos trazem informações importantes que os futuros pais devem saber sobre o trabalho sobre parto e os primeiros cuidados com o recém-nascido.

O ABC da Gravidez traz para vocês um guia para auxiliar nesses momentos de “tensão”. Preparados? Confiram:

Sinais do trabalho de parto

Um dos momentos mais esperados – e em alguns casos mais temidos – pelo casal é o começo do trabalho de parto. Muitas vezes pela falta de experiência, as mamães não sabem qual é a hora exata que devem ir ao hospital e é comum nesse período dar entrada nos hospitais por falsos sinais de trabalho de parto. Seguem algumas dicas para identificar quando realmente a mulher entrou em trabalho de parto:

o-que-aprendemos-cursos-pre-natais

- Quando começa a vazar pela vagina um liquido, mesmo que não venha com dores, esse é um sinal que a bolsa estourou. Obs: Nem todas as mulheres estouram a bolsa, portanto levem em consideração os demais sinais – já que esse não será o único.

- Dores fortes nas costas e dores parecidas com aquelas que ocorrem durante o período menstrual.

- Contrações em períodos regulares e com pouco espaço de tempo. Com um relógio, procure medir o tempo que dura a contração e o intervalo entre elas. – desde o começo de uma até o começo da outra. Se o intervalo entre uma e outra for de 8 a 10 minutos, é grande a possibilidade do trabalho de parto estar se iniciando.

- Não é necessário sair correndo ao hospital. Geralmente com a pressa e a ansiedade dos pais, itens importantes da mala da mamãe e do bebê podem ficar para trás. Além disso, é importante saber que as grávidas em trabalho de parto geralmente iniciam a dilatação em 1 cm, e que é provável que com essa dilatação o médico mande a mulher de volta para casa.

Fases do trabalho de parto

O trabalho de parto pode durar horas e em alguns casos até mais de um dia. Cada mulher é única não existe um tempo correto ou ideal para o término do trabalho de parto. Por isso é importante entender as suas etapas:

  • Contrações e dilatação do útero;
  • O nascimento do bebê;
  • Expulsão da placenta.

A primeira fase, que pode demorar de 12 a 14 horas, é a mais demorada do trabalho de parto. A segunda e a terceira fase tendem a ser mais rápidas já que dependem dos esforços da mãe.

Preparação emocional para o parto

Os cursos pré-natais também ensinam aos futuros papais e mamães a controlar suas emoções, a conhecer os métodos de partos e o aspecto dos bebês quando nascem. Mostram que os bebês nascem enrugados e às vezes pode suceder do bebê nascer com a cabeça com forma de cone, e que pode parecer estranho a principio, mas que é totalmente normal.

Além dos pontos citados, o curso pré-natal ensina exercícios para as gestantes, primeiros cuidados com o recém-nascido, como dormir melhor quando o nascimento está próximo, técnicas de massagens e muito mais.

Portanto procure um Curso Pré-Natal e receba muito bem o teu nenê!

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>