Main menu

Mitos e verdades do parto normal e cesariano

25 nov 2013

As duvidas quanto ao parto ideal sempre fizeram parte do mundo das mulheres grávidas. Com o medo de sentir dor, muitas mulheres buscam mais informações sobre qual parto é mais seguro, e claro, menos doloroso.

Pensando nisso, a ABC da gravidez listou os questionamentos mais comuns para respondê-las. As respostas abaixo são orientações do Ministério da Saúde, a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e da Comissão de Mortalidade Materna da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

Qual parto dói mais? Normal ou cesariana?

O parto normal é um parto mais doloroso e as dores são semelhantes a cólicas menstruais bem intensas ao contrario do parto cesariano que a mulher não sofre de dores já que recebe uma anestesia para a cirurgia. O que devemos analisar no parto cesariano é a sua recuperação que é mais lenta e mais dolorosa por se tratar de uma cirurgia abdominal. Em alguns casos, a recuperação é dolorosa a ponto de exigir o uso de analgésicos para aliviar o desconforto do pós-operatório.

mitos-verdades-parto-normal-cesariano

No parto normal o bebê pode se enforcar com o cordão umbilical?

Não. O cordão umbilical é preenchido por uma espécie de gelatina elástica que se adapta em diferentes formas. O bebê recebe o oxigênio através do cordão direto para a corrente sanguínea, dessa maneira não há possibilidades que o bebê se enforque com o cordão umbilical.

Depois que uma mulher realiza uma cesárea, todos os próximos partos têm que ser assim?

Não necessariamente. Segundo os ginecologistas e obstetras cerca de 70% das mulheres que tiveram parto cesariano na primeira gravidez, tiveram seu segundo filho normal com sucesso. O que influencia são os fatores que levaram a uma cesariana na primeira gravidez, por exemplo: o bebê estava sentado, por isso, na segunda gravidez não necessariamente o bebê pode estar sentado, capaz esteja encaixado pronto para o porto normal.

É melhor para a saúde do bebê o parto normal e a cesárea?

Quando o bebê nasce por parto normal tem menos possibilidades de problemas respiratórios, pois ao passar pela vagina, ela exerce uma compressão natural no tórax favorecendo a eliminação do liquido da bolsa amniótica que o bebê tem nas vias respiratórias.

Para as gravidas de gêmeos é mais seguro uma cesariana?

Sim. Nesse caso o parto Cesário apresenta menos riscos já que os bebês podem se mover e não estarem bem encaixados.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>