Main menu

Como lidar com alterações de humor de uma grávida?

04 nov 2013

Aqui no ABC da gravidez falamos algumas vezes sobre situações reais que passam com as mulheres grávidas e criamos dois artigos com um pouco de humor e bem realistas: 6 coisas que nenhuma grávida gosta de escutar e Frases ditas por enfermeira no trabalho de parto, ambos textos com um valor sentimental para a mulher grávida.

Muitas grávidas se identificaram com os dois temas e recebemos muitos comentários e historias reais de mulheres que passaram por situações semelhantes. Por isso hoje, resolvemos falar de um tema mais dirigido para os papais ou para as pessoas que acompanham a mulher grávida, o tema de hoje é: Como lidar com as alterações de humor de uma grávida?

lidar-com-mulher-gravida

Toda grávida lá no fundo sabe que os hormônios estão alterados e que por isso tudo pode acontecer: estar sensível de mais e chorar por qualquer coisa; ficar furiosa e gritar; tudo sem motivos aparente. Essa situação às vezes é um pouco insuportável para as pessoas que as arrodeiam, mas afinal “ela está grávida e não se pode discutir”.

As alterações de humor na gestação é a principal queixa dos companheiros durante a gestação de suas amadas, então, como lidamos com uma mulher grávida?

Primeiro passo para não enlouquecer com sua mulher que está grávida é entender o seguinte: Nem ela mesma sabe o que lhe faz rir e do nada chorar e logo ficar nervosa. A resposta é simples assim: Não tem explicação coerente!

Os maridos não sabem mais como agradar a mulher grávida e temem ficar loucos com tantas mudanças de hormônios, por isso, queridos e compreensivos papais, pense o seguinte: A mulher está passando por grandes mudanças durante a gestação, são muitos hormônios agitando e gritando dentro de seu ser, é estrogénio, progesterona, HGC, HPL e só Deus sabe quantas mais… Por isso, não perca a cabeça, pense que é algo com um prazo final. São 9 meses, pode parecer bastante, mas na verdade não é.

Imagina que se uma mulher na TPM já fica diferente, o que dirá de uma gestação em que o corpo todo está se preparando para gerar uma nova vida?

Em todos os momentos da vida a mulher necessita demonstrações de amor, carinho e atenção, mas na gravidez isso deve ficar mais em evidencia  Como fazer isso? Simples. Segue algumas dicas de como agradar a mulher grávida:

- É hora de mudar de atitude, assuma mais as tarefas de casa, como por exemplo: lave louças, ajude com a roupa, com a limpeza da casa, em fim faça o possível e o impossível para que ela consiga descansar mais.

- Mostre interesse pela situação física da mulher grávida, faça massagens nos pés, nas costas e onde mais ela quiser. Afinal ela sofre as consequências da gestação, por exemplo, os inchaços e dores nas costas.

- Seja mais atencioso com as indagações dela, exponha as suas e converse com ela sobre planos para o bebê. Isso vai aproximar vocês e fazer com que fiquem mais seguros.

- Junto a grande felicidade de ser mãe, vem o sentimento de que estão feias e gordas, por isso faça muitos elogios. Diga a ela que você está achando ela mais bonita. Todo mulher grávida gosta de escutar isso.

- Dê mais importância para os desejos dela.

- Acompanhe a mulher grávida em todos os exames e acompanhamentos pré-natais que puder.

- Participe ativamente das compras do bebê.

Se depois de tudo isso a mulher grávida continua mal morada e tensa, a dica mais importante é: “Conte até dez. As grávidas acham que estão com o rei na barriga. E olha, elas têm alguma razão nisso”.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>