Main menu

Tudo que a grávida necessita saber sobre o ultrassom

31 out 2013

São tantas as coisas que a mulher grávida deve saber para garantir o melhor desenvolvimento do seu bebê, que às vezes fica até complicado tantas explicações. Hoje resolvemos falar de um exame bastante comum entre as mulheres que esperam o bebê: O exame de ultrassom.

Mas o que é ultrassom?

O ultrassom, também conhecida como ultrassonografia ou ecografia é um dos exames mais comuns na gravidez. É um exame que permite captar imagens do bebê, da placenta, do útero e de outros órgãos. O ultrassom não é um exame invasivo.

tudo-gravida-precisa-saber-sobre-ultrasson

Graças o ultrassom o médico pode ter acesso a varias informações importantes sobre o desenvolvimento do bebê.

O ultrassom é um exame muito esperado pelas futuras mamães e por toda a família, já que esse permite identificar o sexo do bebê. Os ultrassons mais modernos permitem captar imagens tão nítidas que a família pode ver com detalhes toda a aparência do bebê.

O ultrassom por mais que permita à felicidade a família de ver fisicamente o bebê, seu principal objetivo é de diagnosticas alguma alteração e checar a saúde do bebê.

Como funciona o ultrassom?

como-funciona-ultrassom

O ultrassom lança ondas de som em alta frequência para dentro do útero, essas ondas chegam até o bebê permitindo sua visualização. O formato do bebê, sua posição e seus movimentos são traduzidos pelo computador através dos sons transmitidos pelo eco, esses sons voltam como imagens no vídeo.

O médico usa gel na barriga da mãe e depois um aparelho sobre o gel. Esse aparelho è passado por toda a barriga da mãe.

Quantos ultrassons são necessários na gravidez?

Durante toda a gestação é normal realizar por volta de 3 ultrassonografias. Mas na verdade não existe um numero exato de ultrassons que se pode realizar uma mulher gravida.

O ultrassom prejudica o bebê?

Nos últimos 35 anos foram feitos vários estudos que mostraram que a ultrassonografia não demonstrava nenhum perigo para o bebê.
É importante saber que o ultrassom não envolve radiação como o exame do raio-x.

Por mais que o ultrassom não represente perigo para o bebê, os médicos aconselham não realizar muitos exames apenas por curiosidade.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>