Main menu

Tosse e resfriado na gravidez

03 out 2013
Algumas mulheres grávidas já devem ter notado que agora sofrem com mais frequência de tosses e resfriados, você sabe por que isso acontece?
 
A imunidade quando está grávida muda, já que o corpo deve proteger o bebê, por isso a imunidade do corpo da mulher grávida fica mais baixa, causando mais episódios de tosses e resfriados. 
 
Como se proteger da tosse e resfriado na gravidez?
 
Para se proteger da tosse e resfriado na gravidez a mulher deve seguir alguns conselhos básicos:
  • Ter uma alimentação saudável e equilibrada e que contenha muitas frutas, verduras frescas e fibra.  Esse tipo de alimentação contém uma serie de vitaminas antioxidantes que ajudam o corpo a lutar contra o resfriado.
  • Tomar muito liquido diminui as possibilidades de pegar um resfriado. Isso porque os líquidos limpam o organismo e fortalece os níveis de vitamina e minerais do organismo.
  • Diminuir o estresse.
tosse-resfriado-gravidez
Esses são conselhos básicos que todas as grávidas devem tomar naturalmente, porque são hábitos saudáveis que ajuda o bebê se desenvolver melhor.
Como tratar o resfriado durante a gravidez?
 
Algumas medicações estão proibidas durante a gravidez, por isso você deve tratar o resfriado e a tosse de maneira natural, confira algumas dicas:
  • Para aliviar a congestão nasal faça inalação de vapor. A inalação pode ser feita com uma tolha na cabeça inclinada sobre um recipiente com água quente. Na água pode ser adicionada 3 gotas de óleo de eucalipto.
  • Para a tosse e dores de garganta, tome leite, mel e limão quente. A grávida também pode fazer gargarejos com água morna, sal e vinagre para aliviar a dor de garganta. 
  • Em caso de febre, consulte o médico qual o remédio indicado para grávidas.

O resfriado faz algum mal ao bebê?

O bebê está protegido dentro do útero. Ele não sofre nenhum dano quando a mãe está resfriada.
 
Lembre-se que sua imunidade está mais baixa na gravidez e que um simples resfriado pode se tornar uma infecção respiratória ou outra enfermidade mais grave. Sempre procure um médico diante de qualquer enfermidade, mesmo que seja um simples resfriado.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>