Main menu

O que o bebê sente dentro da barriga da mãe

07 out 2013
Não faz muito tempo, os fetos eram considerados um caso a parte, ou seja, todos acreditavam que o bebê dentro da barriga da mãe estava protegido de qualquer tentativa de contato do mundo exterior, pensavam que o bebê não sentia, não escutava, não entendia e não identificava exatamente nada do que estava acontecendo do lado de fora da barriga da mãe. 
 
Depois de muitos estudos, chegaram à conclusão que estavam enganados quanto a isso. O bebê sente, escuta, entende e identifica todas as situações do mundo exterior. 

que-bebe-sente-dentro-barriga-mãe
Vejas algumas curiosidades que separamos sobre o que sente o bebê dentro da barriga da mãe, confira:
 
Os bebês sentem o mesmo que a mãe
 
Situações como felicidade ou estresse são sentidas pelos bebês dentro da barriga da mãe. Isso ocorre porque os bebês estão interligados aos mesmos hormônios da mãe. Quando os hormônios de estresse são liberados, os bebês conseguem sentir seus efeitos. Os bebês que não foram aceitos durante a gestação, são vulneráveis a ter distúrbios de comportamento. 
 
Estudos realizados na Unicamp mostra que os bebês também choram dentro da barriga da mãe. 
 
Os bebês escutam tudo que passa fora da barriga da mãe
 
Depois do quarto mês de gestação, o bebê já desenvolveu seu sistema auditivo. E através do som produzido pelo coração da mãe e pelas vozes do mundo exterior, o bebê já começa a criar vínculos afetivos com a mãe e com pessoas próximas que falam frequentemente com ele. 
 
Como falamos anteriormente, no século passado acreditavam que os barulhos externos não se escutavam dentro do útero da mãe, mas essa teoria já foi totalmente descartada. Por isso, evite discussões e sons altos na gravidez, isso pode afetar o bebê.
Outro sentido desenvolvido no quarto mês é o tato, faça carinhos na sua barriga que com certeza o bebê estará sentindo todo o carinho. 
 
Os bebês aprendem dentro da barriga da mãe 
 
Segundo alguns pesquisadores, os bebês nos últimos 3 meses de gestação conseguem identificar musicas e a linguagem. Os pesquisadores alertam que nesse período os bebês já criaram uma espécie de memoria inconsciente, tudo que passa no mundo exterior de certa maneira vai desflorar no bebê ao nascer. Ao nascer o bebé consegue identificar as musicas que gostava de escutar dentro da barriga da mãe, as vozes que escutava das pessoas e outros.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>