Main menu

É normal vazar liquido dos seios ainda na gravidez?

29 out 2013

São tantas as modificações que o corpo da mulher grávida passa que fica difícil numerar todos em um só artigo. Hoje falamos de um tema que deixa muitas mulheres grávidas com dúvidas do desconhecido: Liquido vazando dos seios ainda na gravidez.

Para todas as futuras mamães que estão passando por esse processo, não se preocupem, vazar liquido dos seios é algo totalmente normal. O liquido que sai dos seios da mulher grávida se chama colostro, e é o primeiro “leite” que se produzem nas mamas.

É uma espécie de leite produzido antes do próprio leite materno.

vazar-liquido-dos-seios

Esse pré-leite se desenvolve durante a gestação e é riquíssimo em proteínas, é como que seu corpo já se está preparando para alimentar seu bebê. O colostro começa a ser produzido por volta da 16a semana de gestação, e é uma substância meio viscosa e amarelada.

Para algumas mulheres é mais comum que vaze o colostro durante a gestação e para outras não, ou seja, vazar líquidos dos seios não acontece com todas as mulheres grávidas.

Segundo estudos e pesquisas realizadas, vazar colostro ou não durante a gestação não tem nada a ver com a quantidade de leite produzidos pela mulher depois do nascimento do bebê.

Quando o colostro vaza na gestação pode causar um pouco de desconforto a mulher e também para seu companheiro, especialmente nas relações durante a gravidez. O importante é manter a calma e entender que isso faz parte do desenvolvimento normal da gravidez.

Dicas para mulheres que estão com vazamento nos seios:

Se você faz parte do número de grávidas que perdem colostro durante a gravidez, confira algumas dicas que a ABC da gravidez traz para você:

  • Quando for sair cubra os seios com absorventes especiais para eles, assim você evita ficar com a blusa molhada;
  • Leve mais de um absorvente;
  • O ideal é usar sutiãs próprios para a amamentação que são feitos de algodão;
  • Para dormir você pode revestir seu lado da cama com uma tolha para evitar manchas nos lençóis.
As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>