Main menu

Mulher grávida pode menstruar?

04 set 2013

Você com certeza já deve ter ouvido falar de mulheres que menstruam na gravidez, mas será que isso acontece?

Um dos primeiros sinais mais claros da gravidez é a ausência da menstruação. Existe uma porcentagem de mulheres que mesmo estando grávidas dizem que continuam menstruando. Por mais que pareça estranho, existem muitas mulheres que menstruam durante a gravidez e isso ocorre com uma a cada 200 grávidas.

A menstruação nas mulheres grávidas na realidade não está associada ao ciclo menstrual, já que os sangramentos não são produzidos pela descamação dos tecidos uterinos, por isso não é menstruação e sim sangramentos que ocorrem durante a gravidez. Os sangramentos em geral acontecem no primeiro trimestre de gestação.

 

mulher-gravida-pode-menstruar

O que são os sangramentos parecidos com a menstruação na gravidez?

Para explicar os sangramentos devemos primeiro entender o que é menstruação. A menstruação é o desprendimento do endométrio que durante o ciclo menstrual, o óvulo quando fecundando possa receber os nutrientes suficientes para se desenvolver. Quando ocorre a fecundação o corpo solta o endométrio já que não será utilizado.

Por isso seria impossível uma mulher grávida seguir menstruando já que isso provocaria um aborto. O que existe são perdas de sangue, que é outro processo da menstruação.

No primeiro mês de gravidez é muito comum ocorrer o sangramento. Segundo os médicos isso ocorre pela implantação do embrião no útero e quando se cola na parede uterina, pode romper algum vaso causando os sangramentos. Eles podem durar de 2 a 3 dias e serem confundidos com menstruação.

Os sangramentos geralmente são mais leves e de cor mais escura (pode parecer um pouco com borra de café).

Para as grávidas que seguem “menstruando” sempre é bom comentar com seu médico de pré-natal, mas não fiquem preocupadas por mais que seja considerada uma hemorragia, segundo especialista isso não é uma ameaça ao bebê.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>