Main menu

Quando os bebês começam a comer?

21 ago 2013
Seu bebê completou seis meses de vida e agora está pronto para começar a comer, logo vêm às dúvidas do que posso e não posso dar de comer ao bebê. É lógico que não devemos dar coisas pesadas a ele, afinal ele passou seis meses se alimentando de leite materno. Mas como devemos iniciar a alimentação do bebê?
 
Para a mãe que ainda não sabe quais alimentos pode começar a dar a seu bebê, separamos uma pequena lista de alimentos que você pode introduzir nas refeições de seu bebê. Lembramos que a introdução a alimentos deve ser a partir do 6° mês de vida do bebê.
Quando os bebês começam a comer - Papinhas
 

Em primeiro lugar gostaríamos de esclarecer que você tem um leque de opções para fazer comidinhas leves e saudáveis para seu bebê, que podem ser preparadas como uma papinha. O importante é variar para que o bebê não se canse da comida. Segue dicas para as primeiras papinhas e suquinhos, feitas com verduras ou frutas. 

 
Papinhas para o bebê de verduras
 
Papinhas para o bebê de verduras.
Segundo os especialistas em alimentação infantil, em geral os bebês são resistentes a comer as primeiras papinhas, por isso as mamães devem ter muita paciência. No começo faça papinhas de verduras mais doces como abóbora e cenoura.
 
Outra dica bacana para as mães que estão introduzindo alimentos em seus bebês é não misturar muitas verduras a principio. Faça papinhas com uma única verdura, assim seu bebê vai começando a reconhecer o gosto de cada alimento e construindo seu paladar.
Para temperar a papinha de verduras do bebê use, cebola ou alho.
E por ultimo, não bata as verduras no liquidificador, o mais aconselhável é amassar os alimentos com um garfo.
 
Opções de verduras para fazer as papinhas do bebê: batata, batata doce, brócolis, couve abobora, chuchu, mandioca e inhame, entre outras.
 
Quando o bebê se acostumar a comer suas papinhas, você pode começar a preparar suas papinhas com 2 ou 3 verduras e também adicionar carne bovina ou frango, como também alguns grãos como feijão e grão de bico.
 
Atenção:
  •    Evite dar um ovo completo, o ideal é dar apenas a gema até o bebê completar 1 ano de idade.
  •    Evite nos primeiros meses adicionar sal.
  •    Evite dar leite logo após as refeições.
  •    Não sirva alimentos industrializados.

Papinhas e sucos para o bebê de frutas
 
Papinhas e sucos para os bebês de frutas.
As frutas podem ser dadas amassadas, rapadas ou peneiradas. As papinhas de frutas não substituem uma refeição como o almoço e janta. As duas refeições principais devem ser feitas com papinhas salgadas.
 
É muito importante observar se o bebê não tem nenhuma alergia às frutas, por isso dê a mesma fruta dois ou três dias consecutivos para detectar uma possível alergia.
 
Opções de frutas para fazer as papinhas ou sucos para o bebê: Laranja lima, maçã, pera, melão, mamão e manga.
 
Atenção:
  • Lembramos que até esse momento seu bebê não sabe que existe açúcar, por isso evite adoçar os sucos até dos 2 anos de idade.
  • Evite diluir em água.

 

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

2 comentários em “Quando os bebês começam a comer?

  1. Faltou dizer que o leite materno continua sendo o PRINCIPAL alimento do bebê durante todo o primeiro ano de idade, e que não pode dar leite de vaca para crianças menores de 2 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>