Main menu

Quais são os cuidados básicos do bebê?

20 ago 2013
São muitos os cuidados que seu bebê vai necessitar depois que nascer.  Por isso decidimos ajudar principalmente as mães de primeira viagem que deve passar horas pensando em como cuidar de seu bebê se não tem nenhuma experiência prévia. 

 

Sabemos quanto é preocupante essas dúvidas, mas lembre-se que é da natureza da mulher saber o que fazer em cada situação, o que nós podemos fazer é ajudar dando algumas dicas de como cuidar do bebê, veja as mais básicas: O que fazer quando ele começar a chorar? Quando amamentar? Como colocar para dormir e como dar banho.
 
Cuidados básicos com o bebê - amamentar - dar banho - colocar para dormir
O que fazer quando o bebê chora?
 

Os bebês por não terem suas capacidades linguísticas desenvolvidas, usam o choro para dizer que algo está passando com ele.

  • Sentem fome;
  • Sentem dor;
  • Está com sono;
  • Está com frio ou calor;
  • Está com a fralda suja;
  • Necessita colo.

Confira todos os pontos da lista e caso seu bebê não pare de chorar e seja algo muito extenso, leve ele no pediatra.

Quando e como amamentar?

 

Os bebês geralmente mamam de 3 em 3 horas. Para amamentar o seu bebê evite lugares barulhentos e escolha uma cadeira, sofá ou poltrona confortável. 

 

É muito importante que a mãe ao amamentar se sinta bem e confortável, por que esses fatores influenciam diretamente na produção de leite.  Depois de amamentar é muito importante fazer o bebê arrotar. 
Como colocar o bebê para dormir?

 

Hoje em dia estudos afirmam que a maneira mais segura é colocar seu bebê para dormir com a barriga para cima para evitar síndrome de morte subida (morte inexplicada de bebês durante o sono). 

 

Como dar banho no bebê? 
Não importa o lugar onde você vai dar banho no bebê, nunca deixe ele sozinho. Primeiro você deve encher a banheira antes de colocar o bebê dentro. Coloque primeiro a água fria e depois adicione a água quente até ficar em temperatura agradável (morno). 

 

Outra dica importante para dar banho no bebê é evitar excesso de shampoo e sabonetes e use sempre produtos anti-lágrimas. 
Depois do banho seque bem o seu bebê, incluso nas dobrinhas para evitar assaduras.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>