Main menu

Os andadores podem ser perigosos

08 ago 2013
Os andadores podem ser lindos e facilitam a locomoção do bebê, mas você sabia que é perigoso o uso de andadores? Em alguns artigos até fazem a seguinte comparação: “dar um andador a um bebê é o mesmo que dar um Ferrari a um adolescente”, será? O pior é que sim queridas mamães. 

 
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) desde o começo do ano iniciou um campanha contra o uso de andadores. Justificam informando os perigos de acidentes que o bebê corre ao usar andadores, além de não trazer benefícios ao bebê, ou seja, o andador não estimula o bebê andar, ao contrario, algumas crianças que usaram andadores sentem até dificuldade de ficar em pé. 

  
Quais são os riscos que podem ocasionar um andador? 

Segundo dados, 10 de cada mil crianças com idade inferior a um ano, dão entrada em serviços de emergência por acidentes ocasionados por andadores. 

Os bebês podem sofrer graves acidentes, incluso há registros de traumatismo craniano em cada três bebês que usam andadores sobre os números totais de acidentes que mencionamos. 
 
Os andadores podem ser perigosos
Os andadores prejudicam o desenvolvimento do bebê? 

 
Os andadores não beneficiam os bebês. Estudos recentes da Universidade Federal de Minas Gerais comprovaram isso com uma mostra de 40 bebês. Outros estudos mostram que o uso de andadores torna o bebê preguiçoso para andar e até deixa ele inseguro.
Os andadores podem ser perigosos
Que dizem os pediatras quanto ao uso de andadores? 

 
Os pediatras informam que os bebês para seu desenvolvimento normal, devem realizar atividades do tipo, engatinhar, rolar no chão, brincar e sentar. O uso de andadores dificultam essas atividades e não beneficia para nada em sua aprendizagem.
Os andadores podem ser perigosos

Como posso estimular meu bebê a caminhar sem o uso de andadores?
 

 
É importante saber que seu bebê começa a caminhar a partir dos noves meses. Você pode incentivar se bebê a caminhar segurando ele por seu braço e dando pequenos passos pela casa. 

Adapte a casa para evitar acidentes, por exemplo, tirar todos os móveis que são baixos e ponte agudos. 

Você pode ajudar ele com uma “cordinha” feita com fraldas. Você coloca o pano entre seus braços e caminha com ele pela casa.  
 
Os andadores podem ser perigosos
Ajude seu filho andar com sapatinhos confortáveis ou com os pés no chão.
 
Depois que ele começar a ficar em pé sozinho, o chame até onde está você (Distância aproximada de três passos do bebê) e lhe de os parabéns por haver conseguido chegar.  

 
Se mesmo sabendo de todas as recomendações sobre o uso de andadores você opta por usa-los, lembre-se que seu bebê deve estar constantemente vigiado e deve ficar longe de escadas e lugares que possam colocar em risco sua vida.  Seu bebê pode aprender a caminhar sem o uso de andadores, basta você estimular ele.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>