Main menu

Gravidez na adolescência: Como contar para os pais?

05 ago 2013
Estar grávida é um grande passo e significa muitas responsabilidades, além de ser um dom concebido a nem todas as mulheres. O planejado é que esse momento seja quando já somos adultas, com um companheiro fixo e com condições psicológicas e financeiras para cuidar do bebê. Mas nem sempre as coisas são como nós queremos, e existem situações que fogem de nosso controle como: Estar grávida na adolescência.
 
Muitas adolescentes grávidas, não sabem como dar a notícia a seus pais, temem seu comportamento e sentem medo do futuro. 
 
Se você está lendo isso, provavelmente você está grávida estando ainda na adolescência e busca uma maneira adequada de contar a seus pais a grande notícia. Primeiramente te damos os parabéns de estar buscando conselho, porque sabemos que muitas adolescentes com medo de enfrentar seus pais, optam por métodos inseguros de abortos clandestinos, que além de colocar em risco o bebê (em caso de não funcionar) colocam em risco a sua vida também.
 
Gravidez na adolescência - como contar para os pais

 

 

Mas se você está buscando conselhos de como contar a seus pais que você está gravida, segue algumas dicas:
Não esconda por mais tempo

 

Cedo ou tarde seus pais saberão que você está grávida. Por isso não esconda por muito tempo, porque além deles se sentirem traidos, o bebê também necessita de cuidados pré-natal. Quanto antes você falar com eles, mais fácil será a aceitação. 

 

Não deixe que outra pessoa conte de sua situação

 

A melhor pessoa que pode contar a noticia é você. Explique os motivos da gravidez como, por exemplo: Você estava apaixonada e não pensava que isso ia acontecer; que se cuidava, mas esqueceu de tomar os anticoncepcionais; não usou preservativo nesse momento; entre outros.

 

Seus pais são as pessoas que mais te amam e vão saber entender sua situação. Não deixe que outra pessoa diga o que você deve dizer, elas podem fazer de boa fé, mas não saberão explicar de fato o que aconteceu, e afinal você terá que enfrentar seus pais depois em algum momento.
Escolha um momento tranquilo para contar
Não conte a grande noticia em um mau momento. Isso pode atrapalhar na reação deles. Escolha um momento que seus pais não estejam ocupados e que possam prestar mais atenção e fale para eles que você tem uma coisa para contar e que necessita de ajuda e apoio deles. Seja clara. 
 
Se a reação de seus pais não foi de alegria, não se desespere, é normal que você se sinta triste e desamparada, mas pense que para eles também não é fácil receber uma noticia dessas. Dê tempo a seus pais, seja paciente e tente entender.

 

O tempo cura tudo, seus pais necessitam de um tempo para assimilar o que está acontecendo. Nesse momento tente ser a mais madura possível e entenda as responsabilidades que você vai ter com um bebê. Explique a seus pais que você necessita do apoio deles, mas que você será a mãe e cuidará do bebê. Há situações que por mais difíceis que pareça, une mais a família.
As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>