Main menu

Grávidas devem receber vacina contra coqueluche

05 ago 2013
Para as grávidas que seguem seu programa pré-natal para garantir a saúde de seu bebê, a partir do segundo semestre desse ano podem ser vacinadas contra a coqueluche.
 
A coqueluche é uma doença causada por uma bactéria que se transmite pelo ar só no falar, tossir ou espirrar. Por seu uma doença difícil de controlar, já que todos nós falamos, tossimos e espirramos, o governo decidiu oferecer a vacina totalmente gratuita às mulheres grávidas.
 
Vacina contra coqueluche

A coqueluche se desenvolve em três etapas, veja:

1ª Etapa da coqueluche: Catarro

 

É parecida a uma gripe, com tosse, espirros e falta de apetite. Dura de 1 a 3 semanas. 

 

2ª Etapa da coqueluche: paroxística

 

Dura de 4 a 6 semanas. Nessa etapa as tosses são mais frequentes e causam asfixia. Podem ocasionar vômitos depois de uma crise.

 

3ª Etapa da coqueluche: Convalescência

 

Nesta etapa da doença o enfermo começa a se recuperar em 2 a 3 semanas, diminuindo os sintomas.
Sua complicação pode afetar o sistema nervoso e o miocárdio. A coqueluche pode ser mortal em alguns casos.
O tratamento é feito com repouso e uso de antibióticos. A alimentação deve ser feita em menor quantidade para evitar vômitos.
 
O projeto de vacinação contra a coqueluche em grávidas surgiu a partir de estudos, onde mostram que as mães quando vacinadas imunizam seus bebês contra a doença. Isso também porque os bebês com menos de dois meses não podem receber a vacina. 
 
No Brasil o governo decidiu incluir a vacina no calendário nacional, já que os números de morte aumentam a cada ano. De 2011 a 2012 os números aumentaram quase 50% e 97% dos mortos por coqueluche eram bebês de menos de 6 meses. 

 

A vacina será dada em três doses e serão informadas as datas. 

 

Por isso, se você está grávida fique de olho na data de vacinação e garanta o futuro para seu bebê. 
As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>