Main menu

Frases ditas por enfermeiras no trabalho de parto

30 ago 2013

Hoje trazemos um post que pode ser engraçado para alguns, mas que é algo muito sério que muitas mulheres passam no momento no parto. Certas insinuações de algumas enfermeiras chama-se desumanização no parto ou violência no parto.

O assunto foi tema de estudos de psicólogos da USP com mulheres que passaram por esse tipo de constrangimento no parto. A pesquisa revelou que de uma a cada quatro mulheres brasileiras afirmam haver recebido algum insulto ou mau trato no momento do trabalho de parto.
frases-ditas-por-enfermeiras-trabalho-parto

frases-ditas-por-enfermeiras-trabalho-parto

Separamos as 4 frases mais escutadas por mulheres grávidas de enfermeiras quando estavam no trabalho de parto, confira:

“Não chora não que no ano que vem você está aqui de novo”
Não é pelo fato de ter outro filho e sim o que significa a frase em realidade. A frase da ênfase a uma mulher que não planeja a gravidez, além de certa maneira estar zombando da mulher.

“Se gritar, eu paro o que estou fazendo. Não vou te atender”
Esse tipo de comportamento por algumas enfermeiras é totalmente inaceitável. Às vezes ficamos a pensar, será que ela não passou por isso? E se não passou, será que realmente não entende a tensão do trabalho de parto?

“Na hora de fazer não chorou. Não chamou a mamãe, porque está chorando agora?”
A resposta deveria sair automaticamente, né? Responder que claro que não! Mas muitas mulheres grávidas sentem medo de responder a profissional e não receberem os cuidados adequadamente.

“Se ficar gritando, vai fazer mal para seu neném. Seu neném vai nascer surdo”
Uma frase um tanto ameaçadora e que deixa qualquer mulher grávida em pânico. Falar coisas desse tipo retrai mais a mãe do que ajuda. Ela está em um momento delicado, que necessita apoio e palavras positivas.

Queremos aclarar que esse tipo de comportamento não é generalizado, existem muitos profissionais da área da saúde que trabalham diariamente contra a violência no parto, ainda que infelizmente exista um grupo de “profissionais” que continuam com esse tipo de comportamento e que devemos lutar para acabar com isso.

As que já tiveram bebê já passaram por alguma situação parecida? Comente conosco!

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Um comentário em “Frases ditas por enfermeiras no trabalho de parto

  1. No parto do meu primeiro filho (há 4 anos atrás) foi assim! eu estava com a pressão alta e tendo começo de eclâmpsia já com 7,5 cm de dilatação, as enfermeiras ficavam dizendo q eu estava com manha e q elas viam aquela cena td dia, ao final disseram a primeira frase dessa matéria…” para o ano vc está aqui de novo, estou guardando a imagem do seu rosto”!! qd a Drª veio me ver (pq minha sogra foi chamá-la) q ela viu a minha pressão q já estava 200×190 q ela começou á gritar com elas pra trazerem o remédio pra cortar o efeito das contrações, outra pra preparar a sala de cirurgia, outro pra trazer a sonda e outra pra me dar banho pra me operar ficaram TODAS com a cara de bunda!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>