Main menu

Conheça as fases do trabalho de parto

01 ago 2013
Quanto tempo posso ficar em trabalho de parto?
 
Um assunto que toda mulher grávida de seu primeiro filho busca, é o tempo em que a mulher fica em trabalho de parto até chegar o momento de dar a luz a seu bebê. Se a sua dúvida também é essa, a resposta é muito simples e não ajuda muito a princípio: Não existe um tempo estimado, cada mulher é diferente e pode ser em pouquíssimas horas, como pode levar até dias. 

 
Mas antes de se preparar psicologicamente para aguentar o total de horas em trabalho de parto, entenda primeiro as etapas do trabalho de parto. 

 
O trabalho de parto se divide em três estágios: 
  • Contrações e dilatação do útero
  • O nascimento do bebê
  • Expulsão da placenta  

Confira mais detalhadamente as etapas do parto:

 
Fases do trabalho de parto
 
Primeira fase: Contrações e dilatação
 
Nessa primeira fase a mamãe sente contrações que levará a dilatação de seu colo do útero, e que deve chegar a 10 centímetros para logo dar a luz.  Veja como procede:
 
Essa fase pode durar de 12 a 14 horas para as mamães de primeira viagem. O importante é entender que o inicio dessa fase a mulher tem intervalos longos entre uma contração e outra. Por isso podem arrumar tranquilamente as malas para ir ao hospital.
 
Depois de algumas horas as contrações devem ser mais frequentes e com maior intensidade. Estima-se que a mulher deve ter uma contração a cada 1 minuto e meio e chegar aos 10 centímetros de dilatação para iniciar o parto. Os profissionais te auxiliaram com técnicas de respiração e relaxamento para o parto.
Segunda fase: Nascimento do bebê
 
Nessa fase a mãe já está mais cansada, porém aliviada porque sabe que falta pouco para ter seu pequeno nos braços.  Está próxima a chegada do bebê, nesse momento o útero empurra o bebê pela vagina com a ajuda da pressão e força da mãe.
 
É normal que entre uma contração e outra a mãe descanse um pouco e o bebê recue, não se preocupe. De pouco a pouco o bebê vai se aproximando até sair a sua cabeça.  Nesse momento muitos médicos pedem para a mamãe não fazer mais força e auxiliam a saída do bebê. Agora já nasceu o seu bebê.  Basta esperar a terceira etapa para descansar totalmente.
Terceira fase: Expulsão da placenta
 
Agora que seu bebê nasceu seu organismo se prepara para expulsar a placenta. Nesse momento haverá algumas contrações sendo com menos intensidades. A placenta se descola da parede uterina e vai para a parte baixa do útero.  A expulsão pode demorar de 5 a 30 minutos e sairá pela vagina junto aos líquidos amnióticos. Nessa etapa o médico verificará se não ficou nenhum resíduo, para evitar uma infecção.
 
Agora que o parto acabou você pode se sentir um pouco cansada por todos os esforços que foram feitos durante essas horas e também porque seu útero começará a contrair e voltar ao tamanho normal. O bebê também fica muito cansado com o parto, o coloque em seus braços e descanse junto a ele.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>