Main menu

Teste de Gravidez pelo Sangue

11 jul 2013
O teste laboratorial é feito através do sangue e aponta a presença do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana), chamado de Beta (BHCG). Este é um teste bastante preciso e sensível. O exame de BHCG pode ser Qualitativo ou Quantitavivo.
  • Qualitativo: Este aponta somente se o teste é Positivo ou Negativo;
  • Quantitativo: Este, além de confirmar a gravidez ele também avalia a idade gestacional dependendo da quantidade de hormônio encontrada.
Porque o Beta HCG é indicado?
 
Ele é especialmente indicado para se obter a certeza da gravidez. Quando ocorre a fecundação, o feto passa a produzir o hormônio HCG, com isso, o teste pode diagnosticar uma gravidez precocemente.
O Beta HCG é um exame bastante específico capaz de reconhecer o hormônio já após o sexto dia da concepção. Sempre que houver suspeita de gravidez, recorra a esses exames, porem o de sangue é muito mais preciso e sensível do que o de urina.

Teste de gravidez pelo sangue - Beta HCG

 

O exame laboratorial considera que acima de 25 IU/l de HCG a mulher está grávida. Os níveis da gonadotrofina coriônica humana tendem aumentar conforme a gravidez vai se estendendo. Desta forma pode ser preciso que a mulher refaça o procedimento algumas vezes. Para ter certeza do tempo de gestação. 


Confira a tabela abaixo:

 
Alguns exames de farmácia só detectam a presença do hormônio acima de 50 UI/l, alguns mais sensíveis conseguem detectar acima de 20 UI/l na Urina. Diferente dos testes de Urina, que os resultados são mostrados em poucos minutos, o resultado do exame laboratorial pode demorar algumas horas, ou até dias dependendo do laboratório que foi realizado o teste. 
O Exame de sangue pode detectar a gravidez a partir de cerca de 12 dias depois da ovulação. 
 
Lembre-se: Cada organismo funciona de uma forma, e quase sempre é impossível determinar o dia exato da ovulação. Pode ser que naquele mês você tenha ovulado mais tarde, e com isso, a produção de hormônio, em caso de estar grávida, também acontecerá mais tarde. 
 
Em caso de suspeita de gravidez, procure fazer o exame, para que todos os passos sejam tomados daí para frente.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>