Main menu

Sintomas da Gravidez: Como saber se estou Grávida?

13 jul 2013
Quais são os primeiros sintomas da Gravidez?
 
Os sintomas do início de uma gestação podem ser diversos. Eles diferem de paciente para paciente, de momento do início da gestação para outro momento mais tardio, e o principal que podemos considerar é o atraso menstrual.
 
Outros sintomas que podemos considerar, são:
  • Enjoo
  • Alterações Digestivas
  • Azia e Queimação
  • Aumento da Salivação
  • Aumento do Apetite
  • Seios Doloridos
  • Barriga Endurecida
  • Tontura
  • Sono
O que causa esses sintomas?
 
O começo da placenta, que chamamos de trofoblasto, produz hormônios iguais ou muito similares aos hormônios que nós produzimos em nosso organismo, porém em quantidade um pouco diferente. E esses hormônios influenciam nos mais diversos departamentos.
 
Toda Grávida tem Enjoo?
 
É muito comum sentir enjoo, mas não em todos os casos. Uma gestante pode não ter nenhum dos sintomas, até mesmo quando a menstruação atrasa e por ventura a paciente tem algum tipo de sangramento, ela pode confundir com a menstruação e nem achar que está com atraso menstrual.
 
Sintomas da Gravidez - Enjoo - Atraso menstrual
 
O que pode piorar o Enjoo?
 
Se a mulher está grávida de gêmeos, ela tem mais quantidade de placenta se formando e provavelmente ela poderá ter um pouco mais de enjoo. A ansiedade, estresse, cansaço, excesso de comida e jejum prolongado (muitas horas sem se alimentar) podem estimular os enjoos.
 
Como podemos aliviar esses sintomas?
 
Seu médico pode lhe medicar com alguns medicamentos mais tradicionais e procurar que ela fuja dos períodos do dia em que ela se sente mais enjoada e também o hábito alimentar. A paciente tem que comer aquilo que lhe apetece. A hidratação na gestante é sempre muito importante. Nessas fases de vômitos e enjoos, um copo de água mais atrapalha do que lhe ajuda, por isso, recorra a sucos, leite ou outros alimentos ricos em água.
 
O que acontece com as emoções?
 
Aspectos psicológicos são muito presentes nesta fase. Pois isso tem haver com as expectativas, se esta casada ou não, se está querendo ou não a gravidez, aceitações, etc. E esses aspectos psicológicos influenciam também nos sintomas. 

Fomes e gostos diferentes também podem ocorrer. É clássico a mulher acordar e querer uma pizza ou um morango em fora de época, por exemplo.
 
Como calcular o tempo de gravidez?
 
A gravidez toda é calculada com 40 semanas em média, portanto, começamos o cálculo das semanas a partir do primeiro dia da última menstruação, pois muitas pessoas começam a calcular do dia em que ela engravidou. Se a paciente não sabe a última menstruação, a avaliação da idade gestacional é feita através de ultra sonografia.
 
Quando a barriga começa a aparecer?
 
Assim que a gravidez se inicia, o útero começa a crescer e mudar a sua forma, mas o volume começa a ser perceptível pelo paciente por volta da 10ª semana.
 
Quando é possível saber o sexo do Bebê?
 
Para as pacientes que querem descobrir o sexo antes do parto ou o mais antecipadamente possível, com 8 semanas pode-se realizar um exame de sangue para determinar o sexo com 99% de acerto. Este exame é o de Sexagem Fetal.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>