Main menu

Pílula Anticoncepcional: Como Tomar?

11 jul 2013
A Pílula é uma medicação que funciona extremamente bem para evitar a gravidez desde que ela seja tomada corretamente.
 
Como deve ser tomada a Pílula?
 
Na primeira vez que a paciente começa a usar a pílula, o ideal é que ela comece a usa-la no primeiro dia da menstruação. As pacientes que optarem por este tipo de opção, estão imediatamente protegidas e já podem ter relação sexual sem preservativo que o risco de gravidez é praticamente zero. Não há necessidade de se esperar um tempo para que a pílula faça efeito.
 
Existem duas formas de tomar essas pílulas. As de uso contínuo, onde se toma 1 pílula por dia, sempre no mesmo horário, sem pausa entre as cartelas. E as pílulas normais, onde se toma 1 pílula por dia, sempre no mesmo horário, até o fim da cartela, e depois fazer uma pausa de 4, 5 ou 7 dias, dependendo da pílula e então iniciar uma nova cartela.
É muito importante seguir as inscrições vindas na cartela sem pular os dias. É a única maneira da paciente saber se esqueceu ou não de tomar a pílula.

Como tomar a Pílula Anticoncepcional

 

E se eu esquecer de tomar a pílula anticoncepcional?
 
No caso de se esquecer da ingestão de uma das pílulas, em um intervalo menor do que 12 horas, não há sérios riscos. Então, o ideal é tomá-la assim que se lembrar e a próxima no horário habitual. Caso este horário seja extrapolado, é interessante também adotar um outro método contraceptivo, como a camisinha, pois existe o risco de gravidez.
  • Quando ainda restam 7 ou menos pílulas na cartela: o risco de gravidez é muito pequeno e por isso pode-se tomar a pílula esquecida logo e continuar a tomar as outras normalmente. Assim que acabar esta cartela inicie outra imediatamente, sem dar o período de intervalo entre elas.
  • Quando ainda restam mais de 7 pílulas na cartela existe o risco de gravidez e a cartela deve ser abandonada. Espere que a menstruação venha normalmente e só depois inicie uma nova cartela. Durante este período opte por outro método contraceptivo.
Dica: É muito importante sempre tomar a pílula no mesmo horário. Procure toma-las em seu café da manhã, pois se houver o esquecimento, você ainda tem o dia todo para tomar sem ultrapassar as 12 horas.
 
O uso da pílula anticoncepcional deve ser feito sob orientação médica, pois pode causar efeitos colaterais indesejáveis, e até mesmo graves. Além disso, o uso das pílulas misturadas com outros medicamentos, podem interferir na  eficácia.
 
A pílula anticoncepcional não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>