Main menu

Parto Normal ou Cesárea?

14 jul 2013
Cada paciente deve escolher o que ela puder de acordo com uma orientação que ela receber do médico. O parto normal é o mais indicado e a cesariana surgiu como uma alternativa apenas quando o parto normal apresenta algum problema. 
 
Vantagens e Riscos.
 
Em primeiro lugar, o parto normal permite uma melhor oxigenação do bebê quando ele nasce, por ter o seu pulmão espremido quando ele passa pelo canal do parto e quando ele vem a respirar, ele tem uma expansão do pulmão muito melhor. Obviamente há um risco no parto normal prolongado porque o bebê pode acabar ficando sem oxigênio e obter uma lesão cerebral gravíssima. 
 
Então, o parto normal tem sempre o risco desta lesão cerebral, e os obstetras costumam ter muito medo e preocupação com essa falta de oxigenação do cérebro durante o parto.
 
Parto Normal ou Cesárea - Cesariana
 
 
Já na Cesárea não tem este problema, porque o bebê, quando há uma opção pela cesárea, é retirado na data provável do parto antes que haja as contrações e neste caso não há lesão cerebral por falta de oxigênio, pois isso só acontece no parto normal quando as contrações estão muito fortes ou o parto normal é muito prolongado.
 
Porque o parto normal é o mais indicado?
 

Desde que a paciente tenha um acompanhamento cuidadoso no seu parto normal, ela vai ter as suas contrações, o médico verifica se não vai ocorrer a perda de oxigênio para o bebê. Depois do parto é feita uma sutura cuidadosa do períneo para que não haja uma frouxidão da vagina. Então, nesses casos, um parto bem acompanhado, apresenta inúmeras vantagens em relação a cesárea, que é uma cirurgia e tem muito mais riscos. O parto normal também favorece um pouco a descida dos órgãos. Uma outra vantagem muito importante, é que no parto normal a recuperação da paciente é muito mais rápida do que na cesárea.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>