Main menu

O que pode e o que não pode na gravidez?

30 jul 2013
Uma dúvida que surge em relação as grávidas é:
 
- O que pode e o que não pode?
- O que é permitido e o que é proibido para as grávidas?
 
Alguns obstetras, que possuem grandes responsabilidades com coisas importantes, como o bem estar e a saúde do bebê e da mamãe, às vezes,  para facilitar as coisas acabam proibindo tudo. Portanto, vamos esclarecer algumas coisas que podem ser usadas e o que está vedado para as grávidas.
 

Posso usar tinturas e reflexos durante a gravidez?
 
Sim, pode. Porque atualmente não se usam os ingredientes que usavam antigamente e que poderiam ser prejudiciais. Apesar de alguns produtos virem com a recomendação para não usar na gestação, até por uma questão de segurança, de fato as tinturas podem ser usadas na gestação. Só é recomendável que nenhuma grávida deixe para fazer tintura ou reflexo pela primeira vez na vida durante a gestação, mas se a gestante já está acostumada, nunca teve alergia, aquele procedimento para ela é corriqueiro, pode continuar a fazer, desde que seu obstetra não se oponha.
 
O que pode e o que não pode na gravidez

Posso fazer depilação durante a gravidez?

 
Sim, está liberada. Porém, as grávidas vão notar que as depilações com cera doem um pouco mais do que na época de não gestante, pois a grávida tem uma sensibilidade maior.
 
Posso usar Botox durante a gravidez?
 
Não está permitido durante a gravidez. Se alguém fez um botox, uma aplicação de toxina botulínica  e de repente se descobriu grávida, não há problema nenhum, mas não faça este procedimento durante a gravidez, para evitar qualquer reação ou problema.
 
Posso fazer Peeling durante a gravidez?
 
Se não forem de Ácido Retinóico podem ser feitos. O dermatologista sabe quais são os ácidos permitidos. De fato todos os ácidos, com exceção do Ácido Retinóico, estão permitidos na gravidez. A grávida pode ter uma fase em que pioram as espinhas, os cravos, os poros podem se tornar mais dilatados, e ácidos de frutas, ácido glicólico, ácido salicílico, são bem vindos, tanto em produtos para serem usados no dia a dia, como em peelings realizados sob a supervisão de um dermatologista.
 
Posso fazer bronzeamento artificial na gravidez?
 
Este não é recomendado, pois a gravida tem uma grande facilidade para machas e ela deve se proteger especialmente. E não é uma boa fase para isso, pois não só o rosto pode se manchar com mais facilidade, como pode aparecer aquela linha vertical no abdomem, o que incomoda um pouco a gestante. Portanto, deixe o bronzeamento artificial para depois. Filtro solares são permitidos e recomendados, já que justamente é preciso evitar as manchas tão comuns na gravidez.
 
Loções para queda de cabelo a base de vasos dilatadores como Minoxidil
 
Não estão permitidos. Para quem tem problema de queda de cabelo, poderá usar somente após o parto.
 
Posso fazer clareamento dos dentes durante a gravidez?
 
Os dentistas não gostam de fazer nesta fase, pois as gestantes tem as gengivas mais sensíveis, que sangram com facilidade. Não que os produtos sejam prejudiciais, mas o procedimento em si pode ser um pouco agressivo. Mas se a gestante não tiver essa sensibilidade e desejar muito se submeter ao clareamento, não há problemas desde que com autorização de seu obstetra.
 
Posso fazer massagens, drenagem linfática durante a gravidez?
 
Sim, estão permitidas. Podem até trazer um certo conforto, desde que não sejam muito agressivas, como às vezes são feitas as massagens para combater as celulites. 
As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>