Main menu

Gravidez Semana a Semana: Semana 9 a 12

12 jul 2013
9 Semanas de Gravidez
 
Mamãe:
Oba, com 9 semanas de gravidez já pode fazer o seu primeiro ultrassom, vê-lo em movimento e ouvir as batidas do coração de seu bebê. Este exame é muito importante para o médico detectar o tempo de gestação (se você estiver em dúvida sobre a data da última menstruação), se ela é única (apenas um feto) e tópica (dentro de útero).
 
Neste momento você pode se sentir muito cansada e com sono, por isso, é bom você repousar pelo menos oito horas. Outro motivo pelo cansaço é a ausência de alguns nutrientes, exemplo: magnésio. 
 
Bebê:
O bebê já mede 4 cm e pesa por volta de 1 g (basicamente o tamanho de uma azeitona). Nesta semana começa a se formar o esqueleto e ele já consegue realizar movimentos simples, como perna e o braço devido as pequenas articulações do ombro, cotovelos e joelhos estarem funcionando.
 
Gravidez Semana a Semana - 9 Semanas de Gravidez
 
10 Semanas de Gravidez
 
Mamãe:
Mantenha sempre os seus hábitos alimentares ricos em vitaminas e sais minerais, pois a gestante necessita de até 500 calorias a mais que uma não gestante. Sua gravidez ainda não é aparente e você não sente o bebê se mexer, por isso, segure sua ansiedade pois nesta fase ainda não é possível saber o sexo do bebê.
 
Bebê:
Ele entra no período fetal e deixa de ser um embrião. Seu bebê já tem a aparência humana e todos seus órgãos vitais funcionando. Começa a formação das costelas e dos ossos das mãos, dedos e pés. Neste momento, ele pesa por volta de 5 gramas.
 
Gravidez Semana a Semana - 10 Semanas de Gravidez
11 Semanas de Gravidez
 
Mamãe:
Você pode estar cheia de dúvidas sobre sua alimentação, pois tudo que você consome é absorvido pela criança. Fique longe do álcool; procure reduzir o açúcar e não exagerar nos doces. Procure caminhar e ocupar-se com o que lhe da mais prazer. Neste período, pode haver diminuição dos enjoos.
 
Bebê:
A partir de agora, seu bebê está formado e crescerá até nascer. Em breve ele conseguirá abrir e fechar as mãos. Os órgãos genitais externos estão se formando, portanto, ainda é preciso aguardar um pouco mais para saber o sexo do bebê.
 
Gravidez Semana a Semana - 11 Semanas de Gravidez
12 Semanas de Gravidez
 
Mamãe:
Sua barriguinha já começa a aparecer! Evite usar roupas muito apertadas e fique longe do fumo. Seus seios podem aumentar de tamanho e as aréolas escuras. São os sinais da gravidez se tornando mais evidentes. As náuseas e enjoos que tanto lhe incomodaram, vão desaparecer.
 
Bebê:
Seu bebê dobrou de tamanho nas últimas semanas, e agora ele mede por volta de 9 cm e pesa 14 g. Suas cordas vocais começam a se formar. Os dedos se alongaram, se separaram e começaram a crescer as suas unhas. Ele já consegue mover os dedos, abrir a boca e piscar.
 
As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>