Main menu

Falhas da Pílula Anticoncepcional: Quais medicações podem interferir?

11 jul 2013
Existem medicações que diminuem a eficiência do uso da pílula, e portanto, toda paciente que está tomando pílula precisa saber deste fato para poder depois tomar uma atitude e não engravidar, apesar de estar tomando a pílula corretamente.
 
Quais são as medicações que diminuem a eficiência da pílula?
 
Em primeiro lugar, muitas das medicações usadas para tratar epilepsia e convulsão tem este tipo de efeito colateral bastante perigoso. Então, se a paciente toma algum desses medicamentos, deve-se avisar imediatamente seu ginecologista para ver se aquela medicação diminui ou não e eficiência da pílula, pois não são todas as medicações.
 
Um segundo cuidado diz respeito ao uso da rifampicina, um antibiótico usado no tratamento da tuberculose e para prevenir a meningite. Este é um antibiótico que a gente sabe que reduz a eficiência da pílula. Outros antibióticos também são citados, porém, não tem comprovação científica.
 
Portanto, toda paciente que for usar qualquer antibiótico, seja ele para dor de garganta, infecção urinária, etc. Use a camisinha durante este período em que estiver tomando. É mais seguro!
 
Falhas da Pílula Anticoncepcional - Medicações que interferem

Um terceiro medicamento que pode reduzir a eficiência da pílula, é usado para depressão, a base de ervas, chamado Erva de São João. A paciente que toma pílula e for receitada a ela qualquer medicação, ela deve avisar imediatamente seu médico para saber de fato se vai ou não diminuir a eficiência da pílula e não obter uma gravidez fora de hora.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>