Main menu

Estrias na Gravidez: Como evitar?

18 jul 2013
O que são as estrias?

As estrias incomodam a maioria das grávidas. Elas são lesões de pele ocasionadas por uma quebra das fibras de colágeno. Elas surgem a partir de grandes variações hormonais (na adolescência, na gestação), em fases onde ocorreram grandes picos de hormônio. Com o aumento de peso, a pele estica e sem os cuidados certos as listras começam a marcar seios, barriga, pernas. Mas a preocupação com a pele desaparece quando a futura mamãe adota alguns hábitos desde o primeiro mês de gestação.

É importante enfatizar que estrias são cicatrizes, então uma vez formadas nós podemos amenizá-las, mas impossível fazer com que elas desapareçam. Então é muito importante para isso as medidas preventivas para evitar que elas apareçam. Na gestação essa ocorrência é bastante frequente, mais de 2/3 das pacientes podem apresenta-las e as próprias alterações da gravidez podem aumentar a sua incidência, como as alterações hormonais, o aumento excessivo de peso e distensão dos tecidos.

Como evitar as estrias na gravidez

Como faço para evitar as estrias na gravidez?


O obstetra deve lhe passar orientações para prevenção de estrias, como por exemplo:
  • Evitar banho muito quente;
  • Evitar uso de sabões nas áreas mais expostas as estrias, como abdômen  mama, quadris;
  • Use óleo de banho nessas áreas;
  • Após o banho, aplicar hidratante. (com isso você aumenta a elasticidade da pele, pois você a hidrata)
Portanto, é muito importante que você hidrate a pele após o banho. Já existem hidratantes específicos para gestante no mercado. Então, peça orientações para seu médico, pois uma vez que não existe cura para as estrias, o melhor tratamento é a sua prevenção.
As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>