Main menu

Como calcular o Período Fértil

13 jul 2013
A época do ciclo em que a mulher é mais fértil se situa entre 5 a 6 dias antes da ovulação até o dia em que ela ocorre, ou seja, um período de quase uma semana antes da ovulação. Este é o período em que a paciente está mais fértil. Um dia antes da ovulação é o pico da fertilidade da paciente, e é ai que se obtêm a maior taxa de gravidez.
 
Portanto, para aqueles casais que querem engravidar rapidamente é tentar determinar o dia da ovulação. Isso não é uma tarefa nada simples, porém, nós temos alguns recursos médicos e matemáticos para se obter a data da ovulação.
 
Como eu faço para saber a data da ovulação?
 
Em primeiro lugar, é preciso saber que as pacientes que menstruam regularmente, onde a menstruação ocorre mais ou menos na mesma época do mês, adiantando de 1 a 2 dias, para calcular a data da ovulação é relativamente simples: Basta somar ao primeiro dia da menstruação por volta de 13 a 14 dias. Elas estarão ovulando neste dia, então, ter atividade sexual uma semana antes.
 
Como calcular o período fértil

 

Para as pacientes que tem uma menstruação muito irregular, que atrasa de 6 a 7 dias, ou adianta de 3 a 4 dias, elas terão muita dificuldade em calcular a data da ovulação, porque não terão uma data que se estabelece com precisão. Essas pacientes então precisam de alguns recursos médicos adicionais. Um deles, e bastante simples, é o ultrassom seriado: A mulher menstrua e a partir do 7º ou 8º dia da menstruação ela começa a fazer o ultrassom a cada 2 dias para ver o que acontece com o ovário. Através do ultrassom, o médico consegue acompanhar o desenvolvimento do óvulo até que ele é liberado.
 
Uma outra maneira de determinar a ovulação é fazer uma dosagem na urina ou no sangue de hormônios que vão detectar a ovulação.
 
Para entender melhor a calculadora da ovulação, veja esta Tabela dos Dias Férteis abaixo:
 
Tabela dos dias férteis - calcular dia fértil - ovulação

Neste exemplo de tabelinha de período fértil acima, ela determinou o dia 8 como o primeiro dia fértil e o dia 19 como o último. Neste período, relações sexuais sem proteção ocorrem o risco de gravidez.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>