Main menu

Coito interrompido: Pode engravidar?

19 jul 2013
O que é o coito interrompido?
 
Consiste em remover o pênis da vagina logo antes da ejaculação, impedindo a deposição do sêmen no interior da vagina. Não é um método contraceptivo confiável e adequado, portanto exige muitos cuidados.
 
Fizemos coito interrompido, posso engravidar?
 
Segundo dados, casais que usam o coito interrompido como um método contraceptivo em todas as relações sexuais, a taxa de falha é de 4%, enquanto a pílula anticoncepcional tem uma taxa de 0,3%.
 
Portanto, embora pequena, a chance de engravidar existe. A principal causa da falha do coito interrompido é a falta do auto-controle do homem, podendo resultar no depósito de sêmen sendo difícil saber o momento certo de retirar o pênis da vagina. Uma outra forma que torna este método pouco confiável, é que antes de ejacular, as glândulas de Cowper liberam uma lubrificação para a passagem do espermatozoide, e nela podem conter espermatozoides vivos.
 
Coito Interrompido - pode engravidar
 
Quais são as vantagens do coito interrompido?
  • Pode ser utilizado por qualquer pessoa que não tenha acesso a outras formas de contracepção; 
  • Pode ser usado sem consulta ou prescrição médica;
  • Não tem custos e nem requer dispositivos artificiais;
  • Não tem efeitos colaterais.
Quais são as desvantagens do coito interrompido?
  • Não previne DST’s;
  • Pode ser difícil para alguns homens utilizarem devido ao auto-controle;
  • Esta interrupção pode deixar os parceiros insatisfeitos em sua vida sexual;
  • A lubrificação liberada pelo pênis pode conter espermatozoides e surgir uma gravidez indesejada.
A dificuldade em precisar o tempo correto da retirada do pênis é um dos motivos principais que os ginecologistas não costumam recomendar este método.

As informações contidas neste blog nunca substituirão a análise de um profissional de saúde. Portanto, é imprescindível ter o acompanhamento médico adequado antes, durante e após a gravidez. A saúde de você, gestante, e do teu bebê, dependem da orientação desse profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>